Fazendo História

Primeira Estação:

Convido a todos fazer parte deste passeio pela Vida, já que para fazer história é preciso ter passado pela vida e deixado sua marca. Assim, desde filósofos, políticos e mártires até escravos, indígenas e o tocador de tuba no coreto fazem parte desta viagem que quer retratar a cultura costurada durante o tempo dos Homens.
Aproveitem da viagem!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

HISTORIA DO BRASIL




Desmilitarização

Em lugar de Médici, assumiu Ernesto Geisel, do grupo da Sourbone.

Do ponto de vista político, o que representou o governo Geisel foi que com muitas ressalvas e restrições promoveu-se uma lenta abertura política no país. Era o fim do AI-5 em 1974.

Quando se fala em abertura é importante ressaltar outro fator que foi o papel da Igreja Católica, que se transformou muito em todo o mundo, e no Brasil deixou surgir figuras fortes em oposição ao regime militar, como D. Elder Câmara e o Cardeal Evaristo Arns que se destacaram na contestação.

A grande novidade dos anos 78/79 foi a explosão dos movimentos grevistas por reivindicações salariais, que caracterizaram principalmente as regiões do Grande ABC paulista. Se destacaram alguns dirigentes, como Lula.

O ultimo presidente militar foi Figueiredo, indicado por Geisel. Ele tinha a missão de continuar a abertura política e para isso “roubou” das oposições uma bandeira, que foi a concessão da Anistia, deixando que retornassem ao Brasil todos os exilados políticos, artistas e intelectuais que haviam sido banidos.

Um dos aspectos importantes deste momento foi o fim do bipartidarismo, surgindo então vários partidos que vemos atuando até hoje.

Um dos movimentos sócio políticos mais importantes dos anos 80 foi o movimento das Diretas Já, para que se permitisse o voto direto novamente. Foi um movimento extremamente forte que resultou numa grande decepção porque no Congresso não houve quorum para a sua aprovação. Isso deixou o povo sobre uma frustração muito grande.

A eleição de Tancredo Neves pelo Congresso Nacional simbolizava o fim do regime autoritário e despertava grandes esperanças no povo brasileiro. Mas Tancredo não conseguiu assumir a presidência pois foi vitima de uma morte inesperada, assim deixando o poder para o vice, Jose Sarney.

Era o inicio dos tempos democráticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Opinião (: