Fazendo História

Primeira Estação:

Convido a todos fazer parte deste passeio pela Vida, já que para fazer história é preciso ter passado pela vida e deixado sua marca. Assim, desde filósofos, políticos e mártires até escravos, indígenas e o tocador de tuba no coreto fazem parte desta viagem que quer retratar a cultura costurada durante o tempo dos Homens.
Aproveitem da viagem!

sábado, 10 de julho de 2010

HISTORIA DO BRASIL




Este é o resumo do livro feito pelo historiador Boris Fausto, Historia do Brasil, que foi transcrito do site de imagens: concursos.depolicia.com/estudando-historia-do-brasil-com-boris-fausto-video-aulas-gratis, disponivel também pelo youtube.

Brasil Colônia

Portugal do séc. XV era pioneiro na expansão marítima, alem disto vivia numa Monarquia centralizada com recursos para empreender o mercantilismo. Contava também com grande desenvolvimento das técnicas de navegação como as Caravelas, que eram navios leves e eficientes. E ainda com uma posição privilegiada nas costas do Atlântico.

Objetivos de Expansão: Os portugueses buscavam benefícios materiais com ouro e especiarias, alem de embarcarem num espírito de aventura com desejo de descobrir novos mundos cobertos de fantasias do imaginário medieval.

Em 21 de Abril de 1500, Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil. Nas cartas de Pero Vaz de Caminha nomeava o Brasil como a Terra de Vera Cruz.

O encontro com indígenas veio com estranhamento e admiração.

Pintores do séc. XIX retratam imagens longe do real. Debret – Rugendas

Na verdade, não houve descobrimento, pois esta terra já era habitada por índios que logo foram escravizados e mortos vítimas de doenças européias.

A 1ª forma de governo foi o sistema de Capitanias Hereditárias, em geral foram fracassadas, com exceção de São Vicente e Pernambuco.

Portugal decide instalar um governo centralizado, pois era preciso dar um ganho econômico ao Governo Geral do Brasil, assim se concentraram na produção de cana de açúcar.

A economia da cana de açúcar tinha vantagens pois já era conhecida a partir deste cultivo na costa da África; mas para isso, necessitavam de mão de obra para o plantation: primeiro utilizavam índios e depois o tráfico negreiro.

Os Escravos vieram em condições penosas, sendo destituídos de suas identidades, organizações familiares e sociais, vinham de diferentes áreas e culturas da África, técnica esta incentivada pelos senhores.

A resistência dos escravos tinha dificuldades em acontecer pela extensão do país, pela diversidade dos grupos, mas ainda assim existia! A forma mais conhecida era o Quilombo.

O escravo era importante também pelo negócio do tráfico negreiro.

Houve uma importante presença dos Holandeses que primeiro ocuparam Salvador e sendo expulsos, tomaram terras no Recife-PE. Queriam tomar posse das regiões no Brasil e na África. Foram combatidos por portugueses, colonos e índios.

O Brasil séc. XVII era pouco explorado, atrasado e indígena. São Paulo era terra de gente rústica, com bandeirantes que viviam de avançar pelo sertão, aprisionar índios e conquistar territórios para a Coroa.

A formação do povo brasileiro foi feita pela miscigenação.

Desde o séc. XVI os Espanhóis já tinham encontrado ouro assim que chegaram a America. Os portugueses nesta busca, somente encontraram metais pelas mãos dos bandeirantes nas Minas Gerais no sec. XVIII. Houve então a primeira grande imigração branca para o Brasil com a atração pelos metais e pedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Opinião (: