Fazendo História

Primeira Estação:

Convido a todos fazer parte deste passeio pela Vida, já que para fazer história é preciso ter passado pela vida e deixado sua marca. Assim, desde filósofos, políticos e mártires até escravos, indígenas e o tocador de tuba no coreto fazem parte desta viagem que quer retratar a cultura costurada durante o tempo dos Homens.
Aproveitem da viagem!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

HISTORIA DO BRASIL




Estado Novo

Durante a ocorrência do golpe do Estado Novo não houve resistência nem oposição. As forças policiais fecharam o Congresso e o novo regime assumiu feições de uma ditadura sob o comando de Getulio Vargas.

Foram suprimidas as eleições, suprimidos os partidos e a liberdade de expressão. O governo agora era centralizado e obedecia as ordens do chefe da nação – Getulio e seus agregados.

Neste ponto contou com grande propaganda ideológica para que houvesse apoio da massa da população ao governo de Getulio.

Especialmente no Estado Novo houve uma ampla utilização do cinema, do teatro, do jornal e do rádio (que tinha uma importância muito grande), para enaltecer as façanhas do governo de Getulio e do Estado Novo.

1939 – Explode a 2ª Guerra Mundial, e o Brasil foi obrigado a se definir.

Getulio até 1941 mostrava grande simpatia pela Alemanha e Itália, mas desde então acabou se inclinando pelas forças democráticas, e isso acontecia por razoes muito praticas, pois ele percebeu que estava circunscrito num campo ocidental, mais próximo dos EUA e, portanto não convinha formação de alianças tão distantes deste contexto. Determina então o apoio às potencias aliadas e democráticas.

Desde então ocorreram investidas dos alemães contra a marinha brasileira e finalmente a declaração de guerra contra as forças do EIXO.

A Crise do Estado Novo

Fator externo: a vitória das forças democráticas do mundo na 2ª Guerra, assim todas aquelas idéias de autoritarismo foram afastadas do contexto, e ao contrario disto o pensamento democrático e os direitos civis se tornaram um ideal mais forte.

Getulio foi sensível a este novo quadro democrático que se apresentava a partir de 1944, mas fez uma jogada arriscada ao se apoiar num certo tipo de mobilização popular como nunca tinha feito no passado, para isso ele reuniu apoio nos setores políticos e trabalhistas que os havia sustentado.

Esta mobilização desagradou os meios militares que foram os articuladores do Estado Novo, e estes mesmos generais forçaram sua derrubada em 1945. Getulio foi deposto, conservando seu prestigio popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Opinião (: