Fazendo História

Primeira Estação:

Convido a todos fazer parte deste passeio pela Vida, já que para fazer história é preciso ter passado pela vida e deixado sua marca. Assim, desde filósofos, políticos e mártires até escravos, indígenas e o tocador de tuba no coreto fazem parte desta viagem que quer retratar a cultura costurada durante o tempo dos Homens.
Aproveitem da viagem!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

HISTORIA DO BRASIL




Redemocratização

O que é democracia?

É o regime em que aqueles que dirigem a nação recebem por meio da votação uma representação popular. A soberania reside no povo, e é o povo quem elege os seus representantes.

Depois da morte de Tancredo, Sarney assumiu em meio a muitas desconfianças políticas, pois havia uma diferença sensível entre o presidente eleito e o vice.

Tancredo era um homem moderado politicamente, e que vinha longamente combatendo o regime autoritário, por isso tinha um credito de confiança grande para a nação. O caso de Sarney era diferente, era ainda recente a sua saída da Arena antes de chegar a presidência da republica.

O Sarney manteve o SNI, serviço nacional de informações, como um órgão que vinha da ditadura e que ele entendeu que poderia ser adaptado a um novo contexto, isso também provocou muitas criticas.

Mas ainda assim, o aspecto mais positivo do governo Sarney foi garantir as liberdades democráticas. No plano econômico, o governo Sarney teve muitos aspectos negativos. O Brasil já carregava problemas que vinham de antes, como o descontrole financeiro, inflação enorme, déficit publico, déficit externo, e em razão disto teve uma queda muito grande em sua popularidade.

Isso levou a adoção do plano cruzado, se propôs um aumento imediato de salário, o congelamento de preços, e essas medidas ainda assim não funcionaram, pois levou a uma busca enorme da população por bens de consumo, foi o momento de euforia da sociedade. Preocupado com a explosão de consumo que levaria a uma inflação de demanda, o ministro Dílson Funaro pede à população que possam poupar seus rendimentos.

Em fins de 1986, o Plano Cruzado já fazia água visivelmente, mais isto ainda não era claro para o conjunto da população.

A Nova Constituição brasileira foi promulgada em 1988. O aspecto positivo desta constituição foi o fato de querer assegurar os direitos do cidadão, de uma forma muito ampla, o direito de obter informações dos órgãos do estado, o direito das minorias, o direito dos índios, como primeiros exemplos positivos. O lado negativo foi o detalhamento excessivo da constituição.

Do ponto de vista partidário, as alterações que ocorreram foram uma cisão no PMDB, com a formação do PSDB.

O governo anuncia o Plano Cruzado 2, alem de medidas de estimulo a poupança, o novo pacote trouxe novos preços e mais impostos. Os mais atingidos com as medidas compulsórias são os assalariados de classe media. Despenca da noite para o dia a popularidade do governo.

O fim do governo Sarney foi bastante melancólico, o Brasil acabou decretando uma moratória deixando de pagar uma divida externa que acabou por determinar um serio golpe nas finanças brasileiras.

Nas eleições posteriores, surgiram vários nomes, Brizola atingia seu apogeu como candidato, porem a disputa levou ao segundo turno, Lula e Fernando Collor.

Lula vinha do movimento das lutas sindicais dos trabalhadores do ABC, importante líder nesta área, ganhara um prestigio muito grande e tendo como instrumento o PT, teve uma dimensão nacional muito grande, ate maior que o partido.

O Collor era uma figura que vinha de um estado pequeno - Alagoas, não tinha nenhuma maquina partidária que o apoiasse, por fim ele usava do marketing e de certos termos de moralização com muita eficácia, como foi o caso da campanha contra os Marajás, que iludiu muita gente, pois ele se apresentava como o justiceiro dos bens públicos.

Este foi um embate muito renhido entre Lula e Collor e como sabemos, Collor foi eleito presidente.

Todo mundo acreditava que ele iria fazer alguma coisa com a economia, porque havia um desarranjo geral, a inflação estava num nível insuportável, e era preciso uma solução, então Collor dizia que tinha uma bala só no combate a inflação.

E o que ele tentou fazer no plano econômico, foi uma medida de ousadia imensa, que foi o seqüestro, ou seja, o congelamento dos depósitos bancários inclusive abrangendo a poupança e outras formas de rendimento.

O plano Collor provocou um choque na população, mas conseguiu realmente fazer uma queda na inflação, no entanto esta espécie de plano milagroso foi se revelando muito mais danoso, pois conduziu o país, primeiro a uma recessão, que poderia ter levado ao reequilíbrio da economia, mas não houve tempo para isso porque Collor foi tomado por uma onda de criticas no plano político que acabou levando ao Impeachment.

Na verdade, o governo Collor combinou medidas modernizadoras com um imenso golpe de corrupção. O escândalo da corrupção gerou um movimento formado principalmente por jovens da classe media, exigindo o Impeachment do presidente, afinal aprovado pelo Congresso.

A lição que nos tivemos do Impeachment é uma imensa, por ser uma coisa extremamente positiva, que nos leva a um otimismo razoável sobre a vida política brasileira. Teve sem duvidas, muita coisa ruim, muita coisa negativa, mas também positiva pelo fato de que o Impeachment foi um episodio feito pela via legal, de substituição de um presidente da republica, sem golpe militar, sem manobra palaciana, era algo excepcional no quadro da America Latina. Foi um momento de um passo a mais na maturação da democracia brasileira.

No plano mundial, um dos acontecimentos mais importantes, que se reflete em todos os países e, portanto no Brasil também, foi a crise da URSS e o fim dela. Este fim foi representado simbolicamente pela queda do muro de Berlim. Com o fim da URSS e a crise na Rússia, tivemos então o fim da Guerra Fria, que dividia o mundo em dois campos, alterando muitas relações políticas no mundo e o inicio de um processo de plena hegemonia americana.

A Globalização é uma interpenetração econômica e financeira que se dá em todo mundo, não de uma forma igual, pois seu centro hegemônico é os Estados Unidos, mas segundo Fausto, a globalização tem possibilidades positivas como o intercambio comercial e cultural entre as nações é um fator em si mesmo desejável e tem riscos reais porque a globalização se não tiver medidas no sentido de limitá-la ou de regulamentá-la, a globalização tende a acentuar as desigualdades entre países ricos e países pobres.

3 comentários:

  1. bela análise, ajudou em meu trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Esqueceu de colocar que o texto é a fala do historiador Bóris Fausto no vídeo Bóris Fausto - História do Brasil - Redemocratização (Parte 7).

    ResponderExcluir

Deixe sua Opinião (: