Fazendo História

Primeira Estação:

Convido a todos fazer parte deste passeio pela Vida, já que para fazer história é preciso ter passado pela vida e deixado sua marca. Assim, desde filósofos, políticos e mártires até escravos, indígenas e o tocador de tuba no coreto fazem parte desta viagem que quer retratar a cultura costurada durante o tempo dos Homens.
Aproveitem da viagem!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

HISTORIA DO BRASIL





São os paradoxos da vida política que levaram Itamar Franco ao poder, como tinham levado Sarney antes ao poder. Itamar era representante dos velhos quadros do MDB, dos quadros da oposição e que encontrara uma chance de subir na política, mas como candidato a vice do Fernando Collor.

Itamar fez basicamente um governo de transição, ele completou o período Collor, e a coisa mais importante ocorrida em seu governo foi a implantação da URV, um passo absolutamente necessário para a implantação do Plano Real. Essa medida e a escolha de Fernando Henrique Cardoso para o ministério da fazenda foram os méritos mais significativos do governo Itamar.

A disputa pela presidência da republica, em 1994, se deu essencialmente entre Lula, que era mais uma vez candidato pelo PT, agora enfrentando Fernando Henrique. A campanha de Fernando Henrique foi altamente beneficiada pela instituição da URV e pelo Plano Real.

É preciso também entender que foi extremamente importante para a vitoria a formação de uma frente partidária. A frente PSDB, PFL e PTB representou foi um fator muito importante para garantir a vitoria de Fernando Henrique, logo no 1º turno.

O Plano Real apresentou muitas diferenças frente aos planos anteriores, primeiro por acabar com a indexação da economia, acabou assim com o ciclo da inflação.

A partir dos anos 80, em todos os países da America Latina, ocorreu uma crise das funções dos Estados; funções que eram de financiar a economia, financiar este desenvolvimento econômico, controlar as empresas de áreas estratégicas, tudo isso tendo o Estado como eixo. No caso brasileiro, a tentativa de mudar esse modelo de Estado, tornando mais flexível, privatizando serviços, começou de uma maneira muito tímida no governo Sarney, avançou algo no governo Collor, mas foi no governo de Fernando Henrique que se deram as privatizações de empresas importantes. As privatizações foram fenômenos desta reavaliação das funções do Estado.

A característica do governo Fernando Henrique do ponto de vista político estrito, foi a existência de dois mandatos, isto é, foram 8 anos deste governo.

A hipótese de reeleição não existia no nosso sistema republicano, ela foi votada no Congresso, numa alteração da Constituição, que possibilitou este 2º mandato de FHC.

O segundo mandato foi caracterizado pelas turbulências da Globalização, que envolvia muitas crises como a do México em 1998/99.

Em muitos casos as privatizações funcionaram, houve uma maior responsabilidade do Estado referente a gastos com a arrecadação, ou seja, não se deve gastar mais do que o arrecadado, e estes foram os aspectos mais positivos deste período.

O governo FHC teve grandes méritos na projeção do Brasil no exterior, na consolidação das instituições, e um exemplo de afirmação definitiva da democracia no país.

Mas Fausto, afirma que o Brasil continua um país desigual e os níveis das diferenças não foram quebrados.

As eleições de 2002 se caracterizaram por sua absoluta normalidade, a nítida vitoria de Lula rompeu muitos preconceitos, representando um fenômeno novo na historia do Brasil.

E finalmente Lula toma posse em janeiro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Opinião (: