Fazendo História

Primeira Estação:

Convido a todos fazer parte deste passeio pela Vida, já que para fazer história é preciso ter passado pela vida e deixado sua marca. Assim, desde filósofos, políticos e mártires até escravos, indígenas e o tocador de tuba no coreto fazem parte desta viagem que quer retratar a cultura costurada durante o tempo dos Homens.
Aproveitem da viagem!

domingo, 16 de maio de 2010

TRABALHO COM IMAGENS



Nome da imagem: Soldados Índios de Mogi das Cruzes

Autor: Jean Baptiste Debret.

Obra: Viagem Pitoresca e História ao Brasil

Data: 1834

Esta imagem faz parte de uma das 153 pranchas, acompanhadas de textos explicativos da obra “Viagem Pitoresca e História ao Brasil”. Seu autor, Jean B. Debret era um dos integrantes da Missão Artística Francesa, que foi solicitada por D. João VI com o objetivo de organizar no Brasil a criação de uma Academia de Belas Artes.

A obra artística de Debret era destinada a leitores europeus, buscando demonstrar detalhes da formação cultural do Brasil, num resgate as particularidades deste povo.

São apresentadas telas com cenas e características do cotidiano da sociedade brasileira, assim Debret procurava representar o caráter do povo segundo seus costumes, festas populares e da corte, relações de trabalho e humanas.

Esta obra é dividida em três Tomos: no primeiro são representados os indígenas e os aspectos da mata brasileira entre elementos da fauna e da flora nativas. O segundo Tomo concentra-se na representação dos escravos negros, no trabalho urbano e agrícola da época. O terceiro Tomo trata de cenas do cotidiano, das manifestações culturais entre festas e tradições populares assim como da corte portuguesa.

Debret apresenta seu trabalho numa fase de transformação de tendências artísticas, em suas obras podemos perceber aspectos do Neoclassicismo, como na representação idealizada dos índios, com traços fortes e em cenas heróicas reafirmando o ideal racionalista. Entretanto também vemos a influencia sentimental do Romantismo que se caracteriza pela liberdade de criação e da emoção, que podem ser identificadas nos textos que acompanham as aquarelas seguindo uma interpretação própria do autor.

A imagem escolhida como documento histórico para análise em sala de aula é específica para o estudo da formação histórica da realidade regional nesta área do Alto Tiete, para alunos do Ensino Fundamental.

A pintura de Debret “Soldados Índios de Mogi das Cruzes” retrata a figura do bandeirante Brás Cubas, que após ter recebido a concessão da sesmaria de Jeribativa (atual região do Alto Tiete), partia para a conquista destas terras, nos idos de 1560.

Esta imagem é uma representação do ambiente da batalha, tendo como figura central o Bandeirante, que envolto em nuvens dispara um tiro de escopeta em direção aos índios rebeldes, e em segundo plano, está o suporte de sua armada, ou seja, índios escravos e aliados além dos caboclos (mestiços de índio com branco).

Assim como em outras pinturas, também esta é uma imagem idealizada, uma vez que o autor da obra não presenciou o acontecido e, portanto representa o bandeirante como um chefe da armada, disposto sobre uma indumentária própria de guerreiros conquistadores, seguido por um exército de combatentes sob suas ordens e também com trajes de guerreiros.

O contraponto real desta imagem está nos registros históricos de que os bandeirantes ou sertanistas de São Paulo estavam em busca de riquezas minerais, de indígenas para a escravidão ou para o extermínio de quilombos.

A maioria deles eram índios, caboclos e alguns brancos como capitães. Os caboclos eram os elementos principais deste grupo, pois podiam mediar as negociações com os índios guarani. Os bandeirantes paulistas, devido a sua pobreza não podiam adquirir escravos africanos e por isso escravizavam os índios.

A imagem idealizada por Debret transmite a idéia do europeu forte e conquistador, que sobre a perspectiva do herói consegue dominar os índios indolentes que não admitiam as necessidades da civilização. Esta assim compõe a justificativa maior para a dominação deste território: a Chegada da Civilização.

EM SALA DE AULA

A imagem escolhida para esta análise pode ser aplicada nas classes de 5ª serie / 6º ano do ensino fundamental, quando for estudada a temática dos Bandeirantes.

Neste estudo é possível aproximar a discussão a cerca dos bandeirantes paulistas, da fundação da cidade de Mogi das Cruzes.

O trabalho com este documento deve ser feito após uma discussão inicial sobre o contexto histórico do movimento das Bandeiras, pedir para que os alunos levantem dados sobre os Bandeirantes, suas intenções, sua organização social, a composição destes grupos, o destino desta empreitada, o resultado de suas ações.

Para relacionarmos tais conceitos com a realidade desta região, a imagem de Debret deve ser apresentada, seguida de um questionário que auxiliará os alunos na interpretação desta imagem:

· Quem é o autor dessa obra?

· Em que ano foi feita?

· Qual a imagem retratada?

· Como é descrita a figura central?

· Em que época se passa este fato?

· Relacionar os dados registrados na imagem com o contexto histórico do movimento das Bandeiras Paulistas.

· Fazer uma conclusão apontando as diferenças entre a imagem pintada e a realidade dos bandeirantes deste local, conforme o estudo foi feito.

· Quais as razões que levaram o autor Debret a fazer esta pintura como foi feita.

Diante das respostas oferecidas pelos alunos, surgirão vários questionamentos e temáticas para novas discussões sobre as diferentes opiniões apresentadas. O professor deve mediar este debate para fazer com que os próprios alunos formulem a idéia do conhecimento histórico estudado.

Referências:

ZAMBONI, Ernesta. Representações e Linguagens no Ensino de História. Revista Brasileira de Historia. v. 18 n. 36 São Paulo 1998

NASCIMENTO, Jairo Carvalho do. O Uso de Documentos e a Construção do Conhecimento Histórico. Prof. da UNEB – Campus VI/Caetité-BA

jcnascimento@uneb.br

http://www.historiadaarte.com.br/missaofrancesa.html

http://www.dezenovevinte.net/artistas/jbd_jlb.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mogi_das_cruzes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeirantes

http://images.google.com.br

4 comentários:

Deixe sua Opinião (: