Fazendo História

Primeira Estação:

Convido a todos fazer parte deste passeio pela Vida, já que para fazer história é preciso ter passado pela vida e deixado sua marca. Assim, desde filósofos, políticos e mártires até escravos, indígenas e o tocador de tuba no coreto fazem parte desta viagem que quer retratar a cultura costurada durante o tempo dos Homens.
Aproveitem da viagem!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PROJETO MUSEU



PROJETO: O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES – MUSEU

Tema: Imigração de trabalhadores europeus e japoneses ao Brasil, desde o final do século XIX.

Turma: 8ª serie

Duração: 5 aulas

Justificativa: Promover a busca das identidades individuais e coletivas, constituindo-se em espaço de expressão e reconhecimento da diversidade brasileira por meio de resgate, preservação e disseminação da história e da memória das migrações no Brasil.

Objetivos: Diante do contato com o material do acervo histórico disponível nas exposições do Museu, o aluno poderá transferir-se para uma época distante da atual, o que o auxiliará a compreender os aspectos sociais e econômicos vigentes naquele momento, as expectativas e interesses relacionados a tal época histórica, alem de reconhecer a importância deste contexto histórico para a formação da sociedade miscigenada e culturalmente diferenciada que temos hoje no Brasil.

Atividades:

· O primeiro passo deve ser o agendamento de ma data para a visitação do museu e uma visita preliminar do professor para se interar do acervo e do funcionamento do museu. Preparar as condições da viagem com a empresa de ônibus contratada.

· Em sala de aula, o professor deverá apresentar a temática e a introdução do conteúdo a ser estudado a respeito da Imigração. (2 aulas)

· Elaborar uma autorização formal para ser entregue aos alunos a fim de que seja dirigida e assinada pelos pais.

· Antes da visita, preparar os alunos para a visitação ao museu, destacando as condições de comportamentos compatíveis a esta visita, assim como o conteúdo a ser apreendido e uma sugestão de analise a ser identificada e anotada pelos alunos. (1 aula)

· No dia da visita, receber o motorista, tirar as duvidas sobre o trajeto, aguardar a chegada dos alunos até o horário marcado, organizar a acomodação no ônibus e fazer a chamada. Prosseguir com atenção aos alunos durante todo o trajeto. Chegando ao destino, apresentar a documentação da escola à administração do museu e aguardar o acompanhamento dos guias. Prosseguir a visitação junto com o grupo, chamar a atenção para o respeito ao patrimônio histórico e as condições disciplinares a serem seguidas durante a visita. Ao final da visita, reunir todos os alunos, fazer nova chamada e seguir o caminho de retorno.

· Na aula seguinte, estimular os alunos a dar suas opiniões sobre a visita, discutir sobre as atividades feitas e distribuir um exercício de analise dos conceitos a ser entregue como avaliação.

· Na ultima aula fazer uma panorama geral do conteúdo estudado, abordando as conclusões para a temática estudada.

Fontes: Memorial do Imigrante

Quais documentos históricos estão presentes nesse Museu?

· Inaugurada oficialmente em 1888, desde 1887 a Hospedaria recebeu, registrou, acolheu e encaminhou as levas de imigrantes que chegaram a São Paulo.

· Prédio da Hospedaria dos Imigrantes no bairro do Brás-SP, com alojamento representativo das condições da época.

· Estação Ferroviária, simuladora do processo de traslado dos imigrantes desde o Porto de Santos até a estação do Brás, onde eram dirigidos à Hospedaria para abrigo e registro antes que fossem encaminhados aos locais de trabalho nas fazendas de café do interior ou nas industrias da capital, com passeio de Locomotiva a vapor para os estudantes.

· Listas de Embarque e Desembarque de Passageiros no Porto de Santos (SP)

· Livros de Registro de Imigrantes e Migrantes

· Acervo de objetos - Roupas típicas; Instrumentos de trabalho; Móveis, utensílios de cozinha, diversos tipos de enfeites e adornos; Equipamentos como balanças, microscópios, instrumentos médico–cirúrgicos e dentários, entre outros; Mobiliário da antiga Hospedaria; Moedas e objetos de uso pessoal

· Acervo de fotos, pinturas e imagens históricas - As imagens produzidas por Fotógrafos anônimos entre o final do século XIX e a década de 1960, registram as diversas etapas do processo imigratório: embarque no país de origem; trajeto, com imagens captadas a bordo de navios; desembarque nas cidades de Santos e do Rio de Janeiro; fachada e instalações da Hospedaria de Imigrantes; trabalho no campo e trabalho urbano. Produzidas principalmente entre as décadas de 1930 e 1940, registram as atividades ligadas aos serviços de colonização e recepção de mão–de–obra.

  • Acervo de Depoimentos - O acervo de História Oral registra depoimentos de imigrantes das mais diversas nacionalidades. O material gravado em vídeo é aberto aos visitantes que podem realizar consultas por meio de versões transcritas e de cópias (DVD) das entrevistas. Atualmente, o acervo conta, aproximadamente, com 500 entrevistas

· Documentos pessoais: Abrangem o período entre as primeiras décadas do século XX até os anos 1950 - Passaportes; Cartas de Chamadas; Carteiras de Trabalho; Correspondência Pessoal.

· Mapas e Plantas: Início do século XX até a década de 1960. Mapas de Levantamento Topográfico do Estado de São Paulo; Mapas de Núcleos Coloniais e Áreas de Colonização; Mapas de Medição de Índices Pluviométricos; Mapas de Serviços de Imigração e Colonização; Plantas de Lotes em Núcleos Coloniais e Áreas de Colonização do Litoral Sul; Plantas de Fazendas; Plantas da Hospedaria de Imigrantes.

Quais informações esses documentos permitem conhecer?

O Museu da Imigração, com todo seu acervo e prédios conservados, permite aos visitantes a sua entrada num mundo retroativo e imaginário de uma realidade passada no início do século XX, assim são reunidos e dispostos em salas diferentes, todo o material guardado daquela geração de trabalhadores, que por motivos diversos, deixaram o seu país de origem para tentarem uma vida nova no Brasil, que também se transformava política e economicamente, gerando, portanto uma necessidade de mão de obra para as lavouras de café e para a incipiente industrialização deste país. O material disponível no museu conta com um acervo riquíssimo de informações e registros da época, o que permitirá que os alunos participem e compreendam toda a vivencia discorrida por esta população que veio compor nossa miscigenada identidade como brasileiros.

Avaliação: Depois da visitação, os alunos devem fazer uma analise própria seguindo as especificações de um relatório da visita e pesquisa feita no museu, e deverão entregar ao professor como forma avaliativa dos objetivos que foram propostos no início da atividade.

Referências Bibliográficas:

http://www.memorialdoimigrante.org.br/portalmi/

http://www.memorialdoimigrante.org.br/portalmi/arquivos/Memoria_%20do_Imigrante_Guia%20de%20acervo.pdf

http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/pontos-turisticos/203-memorial-do-imigrante

2 comentários:

  1. Muito legal, alguns historiadores procuram evitar utilizar a palavra resgate, pois é impossível resgatar de fato o passado tal como ele aconteceu.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, alguns historiadores procuram evitar utilizar a palavra resgate, pois é impossível resgatar de fato o passado tal como ele aconteceu.

    ResponderExcluir

Deixe sua Opinião (: