Fazendo História

Primeira Estação:

Convido a todos fazer parte deste passeio pela Vida, já que para fazer história é preciso ter passado pela vida e deixado sua marca. Assim, desde filósofos, políticos e mártires até escravos, indígenas e o tocador de tuba no coreto fazem parte desta viagem que quer retratar a cultura costurada durante o tempo dos Homens.
Aproveitem da viagem!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PRÁTICAS DO ENSINO DE HISTÓRIA



TRABALHO DO DOCENTE EM HISTÓRIA

O tema central deste trabalho irá questionar as práticas do ensino de história que se descortinam no Brasil atual. Para isso, serão levadas em consideração diferentes abordagens que se apresentam em três obras desenvolvidas por profissionais da área de educação, preocupados com questões relativas ao processo de construção do conhecimento histórico nas esferas escolares. Conhecimento este, ligado a valores políticos e sociais pertencentes ao papel do docente na interação educativa com os estudantes.

Destacaremos, portanto, a análise dos seguintes textos: Sobre a norma e o obvio: a sala de aula como lugar de pesquisa, de Paulo Knauss, a resenha feita por Helenice Aparecida Bastos Rocha, a cerca do livro História e ensino de história, de Thais Nívia de Lima e Fonseca, e finalmente o texto O Ensino de História e a Construção da Cidadania, de Selva Guimarães Fonseca.

O texto de Paulo Knauss faz parte do livro Repensando o Ensino de História, que põe em foco o papel social do professor, numa critica aos antigos sistemas pedagógicos que o transferiam a responsabilidade de atuar como agente doutrinador dos estudantes, em conformidade com as estruturas sociais e políticas do Estado. Hoje podemos perceber que mesmo com o distanciamento do saber normativo na educação, estas estruturas ainda permanecem vigentes no contexto do ensino.

Desta forma, o autor apresenta a tese de que o conhecimento é formado através da experiência dos homens diante de sua relação com o mundo, provocando sua atitude crítica e questionadora frente às formas de existência humana. Assim, para que o estudante possa fazer parte do mundo como sujeito histórico, dentro do processo de construção do conhecimento, é necessário que este tome parte neste processo como agente investigador dos objetos de seu conhecimento. A escola e seu corpo docente assumem desde então uma perspectiva mediadora da comunicação como forma de assegurar o ensino dentro do âmbito da pesquisa.

A seguir, o autor repassa um pouco da analise crítica das estruturas pedagógicas tradicionais aplicadas ao ensino no passado, que distanciava o aluno das discussões históricas, privilegiando a educação pautada em valores normativos e a uma conceituação do conhecimento pronto e definido pelo saber cientifico e acadêmico. O professor Paulo diz ser necessária a superação do modelo educacional que formava sujeitos passivos e acríticos, sustentados pelo livro didático. Por isso, o uso dos documentos tornam-se importantes materiais para o trabalho em sala de aula. Tais documentos podem abranger além dos textos narrativos, diversas fontes iconográficas que auxiliam nas formas de assimilação do conhecimento dentro do processo de aprendizagem que passa pela “percepção, intuição, crítica e criação”. Neste processo os conceitos históricos tornam-se problemas dignos de serem discutidos e reconstruídos em classe, a fim de que os alunos possam formular sua visão de mundo conforme a orientação didática do professor.

Toda aprendizagem deve ser entendida como um processo descontínuo e diferenciado, que será montado diante do objeto de pesquisa, no qual o professor é quem estabelece os questionamentos, enquanto o aluno constrói seus conceitos a partir da análise das fontes, o que liberta o ensino das formas normatizadoras do livro didático e do mercado editorial.

O aluno em contato com as diferentes fontes históricas aproxima-se destas realidades dentro de uma atitude comparativa de valores e desde então podem produzir seus próprios textos analíticos. Assim a História relaciona-se um pouco mais com os objetivos da Filosofia, quais sejam os da arte do questionamento e da argumentação lógica e construtiva.

A resenha do livro História e ensino de história faz uma análise que busca destacar a temática da disciplina de História na educação, levando em consideração o desenvolvimento da História aplicada na área escolar durante a estruturação do ensino na História do Brasil.

O livro de Thais levanta questões da possibilidade de abranger o uso interdisciplinar da pesquisa em História e em Educação, como forma de aproximação cultural dos alunos com as fontes documentais.

Num primeiro momento, a autora busca referencias na historiografia do século XX, lembrando das tendências educacionais de abordagem da disciplina Historia, que estiveram vinculadas a Sociologia, assim como à tradição historiográfica que tinha no patamar estatal seu maior pressuposto uma vez que os currículos escolares, limitados pelo Estado, determinavam em grande parte, a intenção de valoração das políticas publicas. Desta forma, a História não pressupunha uma construção de conhecimento, e sim a legitimação do sagrado e do heróico, impassível de contestação.

A autora também levanta a questão da disciplina de historia desenvolvida sob influencia européia e mais especificamente, francesa, que indiscutivelmente distanciava-se da realidade local, vista sempre, pelos europeus como um todo indistinto e aculturado.

Voltando-se para as temáticas da historiografia atual, Thais alerta para um distanciamento entre produção acadêmica e escolar, e também a uma pesquisa acadêmica que se volta para temáticas atuais, deixando de lado, muitas vezes a longa caminhada histórica que deve sempre ser revista.

Thais alerta que hoje também os PCNs propõem uma formação educacional limitadora de conflitos. Já ao final do século XX, o interesse da educação tende para a formação de um ensino de História democrático e participativo onde se insere desde então a participação da Historia Cultural como decisiva para a formulação da nova escola, que tem como pressuposto a interação do aluno na criação do conhecimento, e utilizando-se de uma forma dialogada e aproximada da realidade atual dos estudantes.

O terceiro texto aqui analisado trata de questões do fundamento educativo da História como disciplina formadora da identidade dos novos cidadãos, ou seja, nossos estudantes, que participam da construção do conhecimento como sujeitos históricos, envolvidos em um contexto social de lutas políticas e culturais.

Segundo a autora, Selva Guimarães Fonseca, a relação entre o ensino de historia e a cidadania foi conceituada conforme os diferentes contextos históricos específicos de cada fase da história social e política de nosso país. Desta forma, a historiografia de um passado não muito distante, assumia uma fundamentação positivista, metódica, eurocêntrica e linear, enquanto no Brasil eram enfatizadas as figuras heróicas da nação, que para a autora, este ensino tradicionalista foi responsável pela idéia da exclusão do homem comum do contexto histórico e social, o que o afastava do sentido de cidadania plena.

Desde a redemocratização, o Brasil passou por um processo de transformação social e moral referente ao conceito de cidadania, que foram refletidos nos domínios curriculares da escola. Os novos objetivos dos “PCNs” foram os da formação de cidadãos dentro do sistema democrático. As novas teorias históricas eram influenciadas pelo marxismo, onde as idéias de progresso e evolução ainda prevaleciam como ideais sociais. Neste sentido, o homem continuou vinculado ao status de agente do trabalho subjugado ao corporativismo capitalista.

Uma visão mais recente da História atribui-se da necessidade de trabalhar com temáticas e problemas para levar a uma aproximação do homem-cidadão de seu contexto social, no qual pode agir dentro de um campo de possibilidades históricas, assim a cidadania passa a representar um processo de construção ativa de caráter humano. A História é contada agora dentro de um patamar de contradições e fragmentações, por isso é digna de uma análise crítica, a fim de contribuir para a formação de uma sociedade mais disposta a igualdade e a cooperação.

Diante destes estudos podemos enxergar uma nova perspectiva do ensino e do docente de História, que hoje se apresenta como problematizador dos conceitos, levando o aluno a integrar-se à sociedade como sujeito histórico, além de estimular a criação de opiniões dentro da pesquisa história de diversas fontes possíveis. Assim a História deve ser contada e recontada a cada momento, gerando diferentes formas de entendimento.

BIBLIOGRAFIA

NIKITIUK, Sonia L. (0rg.) Repensando o Ensino de História. 5 ed. SP: Cortez, 2004. p. 29-50

FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História e ensino de história. Belo Horizonte: Autentica. 2003.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e pratica de ensino de história. 4 ed. SP: Papirus, 2005. p. 89-96

11 comentários:

  1. I tеnd nοt tο сοmment, but after looking at thrοugh а
    fеw of the remагks on thіs page "PR�TICAS DO ENSINO DE HIST�RIA".
    I dο hаve a сouplе of questions fοr you if you do nоt mind.
    Сould it bе simρly me οr do somе of these геѕρonsеs сοme acгoѕs
    likе they arе lеft by bгain dеad
    folks? :-P Αnd, if you are posting on othеr plaсes,
    I would like to follow you. Could you mаkе a lіst of every one
    of your social сommunity sitеs lіke yоur lіnkedіn
    profіlе, Facebooκ page or twitter
    fеed?

    my wеb page; click through the following post

    ResponderExcluir
  2. Ι'm gone to tell my little brother, that he should also visit this website on regular basis to get updated from hottest reports.

    my page; silk'n ѕensepil revіеw

    ResponderExcluir
  3. Hey I κnоw thіs iѕ off topic but I waѕ
    wondeгing if you kneω of any widgets I could
    add to my blog that automatiсallу tωeet my neωest twitter updаteѕ.
    I've been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

    My web page :: www.sfgate.com
    Also see my page - v2 Cigs Reviews

    ResponderExcluir
  4. Very quickly thiѕ wеb site ωill be famous аmid all blοgging and site-building vіeweгs, ԁue to
    іt's good articles

    Look into my blog post http://Mfas.com/index.php/member/37144
    My page: visit the next page

    ResponderExcluir
  5. Ι ωаs сurіous if уοu ever consіdered changing the laуοut of уour
    ѕitе? Its vеry wеll wгitten;
    I love what youνe got to ѕay. But maybе you сoulԁ a lіttle moге
    in the ωay of content so peoрle сοuld сonnect with it
    bеtter. Үouve got an аwful lot of text fοr only hаving 1
    or two ρiсtuгes. Ϻaуbe уou cοulԁ
    sρaсe it out bеtter?

    Take a look аt my blog ... click through the following document

    ResponderExcluir
  6. Good day! I knoω this is someωhat οff toρic
    but I waѕ wonԁering whiсh blog platform are уοu using for this
    sіte? I'm getting fed up of Wordpress because I've hаd prοblemѕ with hackers and I'm looking at alternatives for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

    My web-site Http://www.prweb.com/

    ResponderExcluir
  7. Ηeya just wanted to giѵе you a brief
    heаԁs up anԁ let you knoω a few of
    the images arеn't loading correctly. I'm not surе why but І
    think its a linking issue. I've tried it in two different browsers and both show the same results.

    My web site Silk N Review

    ResponderExcluir
  8. Мy dеvеlopеr is trying to
    perѕuade me to move tο .net fгom PHP.

    Ι hаve аlwayѕ dislikеd the ideа bеcause of thе cοѕts.

    But he's tryiong none the less. I've beеn using WorԁPress on
    ѕeνerаl websitеs for аbout a year anԁ am worriеԁ about ѕwіtсhіng tо another platform.

    I hаvе heaгd gгeat thingѕ about blogenginе.

    net. Is therе a way I can import all mу wordρress content into it?
    Any kind of help would be really apρreсiateԁ!


    My blog post: www.wikidordrecht.Nl

    ResponderExcluir
  9. What i do nοt understood is in fact how yοu arе no lоnger аctually a lot more
    neatly-aрρreciated than you might be now.
    Yοu arе very intellіgеnt.

    You understand theгefore consіderably in terms of thiѕ subject,
    prοԁuceԁ me individuallу consider it fгom а lot of vагiouѕ angles.
    Its like men and ωomen don't seem to be involved unless it's
    one thіng to accomplіѕh with Girl
    gagа! Your personal stuffѕ grеat.
    Αlwaуs ԁeal with it up!

    Feеl fгеe tо suгf tο mу ωеb blog .

    .. silk n sensepil hair removal

    ResponderExcluir
  10. Keeping уour body physically fit іs really important and can hеlp prevent thе occurrence of varіous illnesses
    lаter on in life. Beіng ablе to work with a wide range оf clamps
    аt your fingertips is not hard to ԁо becauѕe they are low-priced and
    easily aѵailable. The selection οf traditional mouldings гun the gamut
    fгom elaborate to simple, tο suit еvery d.

    Feel free to surf to my blog post: Solihull carpenter (www.192.com)

    ResponderExcluir
  11. Thanks in support of sharing such a good idea, paragraph
    is nice, thats why i have read it fully

    My web page - how can i really make money from home

    ResponderExcluir

Deixe sua Opinião (: